quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Auto - Avaliação

                                                      E.E    Rui Bloem - Série : 2ºB


Nome: Cauan Vinicius  nº 06

Participação na pesquisa: 4,5
Colaboração : 4,5

Participação na organização do blog: 4,5
Participação na resolução dos problemas: 4,5

____________________________________//__________________________

Nome: Fagner nº 09


Participação na pesquisa: 4,5
Colaboração : 4,5

Participação na organização do blog: 4,5
Participação na resolução dos problemas: 4,5

________________________________//_____________________________

Nome: Felipe Almeida nº 10


Participação na pesquisa: 3,5
Colaboração : 3,5

Participação na organização do blog: 3,5
Participação na resolução dos problemas: 3,5





Atividade 3.b Soluções de Problemas

Atividade 3.a Soluções de Problemas


  Um milímetro de chuva equivale a um litro de água que cai em um metro quadradode área.
Na chuva de 40 mm por tanto cai 40 litros sobre um metro quadrado. Como uma casa que tem 12 m de comprimento por 6 m de largura tem 12•6 = 72 metros quadrados, a quantidade máxima possível, em litros de água captada dessa chuva é de 72•40 = 2880 litro.

Atividade 2.e : Como calcular o índice pluviométrico de uma região

As centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro. Há vários modelos diferentes, mas o instrumento constitui-se, basicamente, do funil de captação e básculas que enviam sinais elétricos para uma estação meteorológica (veja a ilustração ao lado). Com base em todos os aparelhos instalados na cidade, é possível chegar à média da precipitação observada na área total. Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo.

Atividade 2.d : Como construir um Pluviômetro caseiro


Uma garrafa do tipo PET, de guaraná Brahma (ou similar) de dois litros (2 l), mede cerca de 34 cm de comprimento e 10 cm de diâmetro. Por ser cilíndrica e ter esse diâmetro, facilita a medição: cada milímetro de altura corresponde a 1 mm de chuva. Assim, a 1a. coisa a fazer é desenhar numa tira de papel branco uma escala de 0 a 20 cm. Do fundo para o gargalo, mede-se 8 a 9 cm de altura e corta-se a garrafa com uma lâmina, tesoura ou serra. Mantendo-se a tampinha fechada, repousa-se a mesma na base formada pelo fundo, com a parte cortada para cima. Está feito o pluviômetro caseiro. Agora, só falta colar a escala. Como vimos, a correspondência de 1 para 1 só funciona na parte cilíndrica (se o diâmetro for de 10 cm). Encostando-se uma régua na parede externa da garrafa, é fácil descobrir esse ponto, que deve ser marcado com um pequeno traço horizontal na garrafa. Enche-se cuidadosamente o pluviômetro com água até aí, despeja-se numa mamadeira de 240 ml ou em proveta graduada (o ideal), lendo-se o resultado. Dividindo-se este volume pela área da seção transversal da parte cilíndrica, fica-se sabendo a quantos milímetros de chuva corresponde a parte não-cilíndrica. Supondo-se que o conteúdo de água até essa marca tenha dado 180 ml, dividindo-se por 78,5 cm2, resulta aproximadamente 2,3 cm. Marca-se esse valor na escala de papel e fazemo-lo coincidir com a marca que fizemos na garrafa, dispondo a tira o mais verticalmente possível. É claro que só teremos precisão na medida quando o nível d´água na garrafa ultrapassar esse limite, se fizermos a medição apenas com a leitura da escala. Daí para baixo, só com o auxílio da mamadeira ou de uma proveta graduada.

http://www.youtube.com/watch?v=6PIBAoshvs0&feature=player_detailpage

Atividade 2.c : O significado de 100 milímetros de chuva.


100mm siginifica 100 litros de chuva para cada metro quadrado

Atividade 2.b : índice pluviométrico


Medido em milímetros, é o somatório da precipitação num determinado local durante um periodo de tempo estabelecido.

Atividade 2.a : O que é um Pluviômetro

O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e local.

Atividade 1.c : Os múltiplos e submúltiplos do litro e a relação entre eles.



O litro pode ser usado com qualquer prefixo do S.I. O mais frequentemente usado é o mililitro, definido como a milésima parte do litro (um centímetro cúbico). Outras unidades podem ver-se na tabela a seguir:



Atividade 1.b : A relaçao do litro com o decímetro cúbico e com o metro cúbico


relaçao do litro com metro cúbico

1 metro cúbico equivale a 1000 litros, tendo essa relação você pode fazer qualquer cálculo, usando regra de três.

Por exemplo:

Quantos metro cúbicos tem 500 litros?

1 metro cúbico ----- 1000 litros
x metro cúbicos ----- 500 litros

Multiplicando em cruzado você obtém:

x = 500/1000 = 0,5 litros

relaçao litro e decimetro cubico

100 Decímetro cúbico [dm³]   =   100 Litro [l]

Atividade 1.a : Como foi criada a unidade de medida litro


O litro foi introduzido na França em 1795 como uma das novas "unidades republicanas de medição" e definido como um decímetro cúbico . O comprimento decímetro original era 44.344 lignes, que foi revista em 1798 para 44,3296 lignes. Isso fez com que o litro de 1.000974 originais dm hoje 3 . Foi contra este litro que o quilograma foi construído.
Em 1879, o CIPM adotou a definição do litro, com o símbolo l (letra L minúsculo).
Em 1901, a terceira CGPM conferência, o litro foi redefinido como o espaço ocupado por 1 kg de pura água à temperatura de sua densidade máxima (3,98 ° C) sob uma pressão de 1 atm . Isso fez com que o litro igual a cerca de 1,000 028 dm 3 (referência anterior funciona normalmente colocá-lo em 1,000 dm 027 3 ).
Em 1964, no 12 º CGPM conferência, a definição original foi revertido para, e, assim, o litro foi mais uma vez definido em relação exacta com o medidor, como um outro nome para a decímetro cúbico, ou seja, exatamente 1 dm 3 .
Em 1979, na 16 ª CGPM conferência, o símbolo alternativo L (maiúscula letra L), foi aprovado. É também expressa uma preferência de que, no futuro, apenas um destes dois símbolos deve ser mantida, mas, em 1990, que foi ainda demasiado cedo para o fazer.